24h pelo Diabetes

Release 02


Famosos alertam a população sobre a importância de se conscientizar sobre a retinopatia diabética

Em 2023, a Campanha 24 Horas pelo Diabetes, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), conta com o apoio de dez personalidades. Já gravaram vídeos com alertas e orientações sobre os cuidados com a diabetes e a retinopatia diabética nomes como os de Amanda Meirelles (médica e campeã do BBB 23), Claudio Lins (ator e cantor), Ivete Sangalo (cantora), Kátia Barbosa (chef), Lavínia Vlasak (atriz), Leonardo Bricio (ator), Mylena Ciribelli (jornalista e apresentadora) e Mateus Solano (ator). Eles são celebridades que emprestam sua imagem e voz para o esforço de conscientização na luta contra o diabetes e em favor da saúde ocular.

Em vídeos especialmente gravados para a iniciativa, eles alertam à população em geral para medidas simples, porém, que podem fazer a diferença para uma boa saúde. A médica e campeã do BBB 23 Amanda Meirelles explicou o que é a retinopatia diabética e chamou a atenção para as consequências que pode causar, até mesmo a cegueira. Disse ainda que a prevenção ao diabetes é o melhor caminho.

"A retinopatia diabética é uma doença oftalmológica causada por alterações provocadas pelo diabetes aos vasos sanguíneos. As veias e artérias se estreitam e suas paredes se tornam mais fracas e propensas a rompimentos. A retinopatia é uma doença grave e pode deixar a pessoa cega. A prevenção a esse problema de saúde depende do controle do diabetes, que é a origem dessa complicação", disse no vídeo que já soma milhares de visualizações. 

A cantora Ivete Sangalo, cuja mensagem também teve grande repercussão, fez um convite para a tradicional mobilização on-line do CBO. "No dia 25 de novembro, a partir das 9 horas, vai acontecer o ‘24h pelo diabetes’. O CBO promove esse dia para que possamos tirar dúvidas sobre a alimentação e tudo o que envolve diabetes, uma das doenças que mais acomete brasileiros e tem várias consequências graves, como a retinopatia diabética, que pode até levar à cegueira se não for controlada e acompanhada por um oftalmologista", afirmou.

Por sua vez, a jornalista e apresentadora Mylena Ciribelli alertou para que não trate sinais e sintomas de modo indiferente e ressaltou a necessidade de que determinados hábitos não fazem bem. "Incorpore à sua rotina atitudes como ter uma alimentação balanceada, praticar esportes, não fumar e evitar o álcool em excesso. Cuide de seus olhos, cuide de sua saúde, cuide de você!", enfatizou. Essa opinião é compartilhada pelo o ator e cantor Claudio Lins que emendou: “com o diagnóstico precoce, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento de um médico oftalmologista, você ajuda a proteger sua visão", salientou.

Outro que mandou seu recado foi o ator Leonardo Brício. Ele chamou a atenção para o fato de que as pessoas com diabetes correm um maior risco de desenvolver depressão que as pessoas que não têm a doença. "Nestes casos, os pacientes podem apresentar sintomas como: perda de prazer, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, sentimentos de nervosismo ou de culpa, perda de energia e cansaço. Procure ajuda se apresentar esses sinais. Lembre-se que o diabetes pode levar ao surgimento de outras doenças, como a retinopatia diabética, que afeta gravemente a visão. Fique atento à sua saúde física e mental e consulte o médico para ele avaliar você", alertou.

Na mesma linha, a atriz Lavínia Vlasak salientou que o diabetes é uma doença que traz grande desequilíbrio à saúde. "Um dos problemas decorrentes é a retinopatia diabética. Se for diagnosticada precocemente, pode ser mantida sob controle. Se isso não ocorrer, a retinopatia se desenvolve e pode levar à perda total da visão", disse.

Já a chef Kátia Barbosa fez coro com todas as outras celebridades e ressaltou que é muito importante fazer consultas regulares ao oftalmologista. "Durante esses encontros, ele vai fazer exames e, se perceber qualquer sintoma, já indicar o que você deve fazer. Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para o seu bem-estar", afirmou. Para todos os apoiadores, esse contato com o médico ajuda a identificar de forma precoces esse e outros problemas de saúde, o que aumenta as chances de êxito em tratamentos.

O 24 Horas pelo Diabetes é uma maratona online transmitida ao longo do dia 25 de novembro (sábado) pelo canal oficial do CBO no YouTube e pelo site oficial da campanha. Esta ação integra a programação do Novembro Azul, um movimento nacional que destaca os cuidados e a prevenção contra o diabetes.

Além dos depoimentos das celebridades, a programação do '24 Horas pelo Diabetes' inclui debates, aulas, palestras e uma variedade de momentos que colocam a diabetes no centro das discussões. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o site do '24h pelo Diabetes' - edição 2023, onde já se encontram diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos educativos, podcasts e depoimentos de personalidades em apoio à campanha. No menu 'Edições Anteriores', também é possível ter acesso ao trabalho desenvolvido nas campanhas dos anos de 2020, 2021 e 2022.

360° Comunicação Integrada

Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Contatos: (84) 98627-6893 – Francisco Baracho | (61) 98144-2628 - Paulo Henrique

E-mail: oftalmologia@360comunicacao.com