Campanha de conscientização sobre a retinopatia diabética une clubes de futebol, concessionária, instituições e órgãos públicos em todo Brasil
- Ramon Xavier
- 2 de dez
- 10 min de leitura
Atualizado: 8 de dez

Em novembro, prédios, monumentos e pontos turísticos em todas as regiões do país receberam iluminação na cor azul, em apoio à sexta edição da Campanha 24 horas pelo Diabetes, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O objetivo é alertar sobre o impacto do diabetes na visão e mostrar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética.
A doença ocular é uma complicação grave do diabetes, que danifica os vasos sanguíneos da retina e pode causar perda parcial ou total da visão se não for tratada precocemente. O que reforça a importância do rastreamento regular. A campanha contou com a participação de 123 parceiros. Além das iluminações (145), o 24 horas pelo Diabetes promoveu a distribuição de conteúdo feito para informar e conscientizar a população sobre a importância de realizar exames oftalmológicos preventivos, especialmente para quem tem a doença.
O 24 horas pelo Diabetes é uma maratona online de conscientização com conteúdos educativos, entrevistas, depoimentos e reportagens. A edição de 2025 foi realizada no dia 1º de novembro e o programa na íntegra está disponível no canal oficial do CBO no Youtube e também no site oficial da campanha. Acesse www.24hpelodiabetes.com.br e assista!
Confira abaixo alguns dos parceiros que aderiram à campanha, agrupados por Estado:
Acre (AC): Os prédios do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), entre eles a sua sede, foram iluminados na cor azul em apoio à campanha.
Alagoas (AL): A fachada da sede do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) foi iluminada na cor azul entre 10 e 30 de novembro. Além disso, o TJAL realizou duas ações de promoção à saúde voltadas aos servidores e colaboradores. Foram oferecidas verificações de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura. A primeira aconteceu na sede do TJAL, no dia 14, das 8h às 16h30. A segunda foi no Fórum da Capital, no dia 17, das 14h às 17h. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) iluminou o seu prédio-sede na cor azul durante todo o mês de novembro em apoio à campanha.
Amazonas (AM): O principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado – o Teatro Amazonas, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, recebeu iluminação especial na cor azul no dia 14 de novembro. Além dele, também aderiu à iniciativa o Governo do Estado do Amazonas, que iluminou a sua sede entre 10 e 30 de novembro em apoio à campanha. As fachadas do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), do Fórum Cívil Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos e do Fórum Ministro Henoch Reis ganharam iluminação especial entre 10 e 30 de novembro. O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) iluminou de azul a sua sede e o seu prédio-anexo, ambos em Manaus, e o Fórum Trabalhista de Manaus durante o mês de novembro. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM) divulgaram o material da campanha.
Bahia (BA): A Prefeitura Municipal de Salvador iluminou o Bambuzal do Aeroporto, as estações do BRT (Cidade Jardim até a Estação da Lapa), o Monumento Clériston Andrade, o Monumento Arcos da Montanha e o Monumento a Salvador (Monumento de Mário Cravo – Praça Cayru) na cor azul durante o mês de novembro em apoio à campanha. A Casa do Comércio Deraldo Motta, sede do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio BA), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais recebeu iluminação na cor azul durante o mês de novembro. Em apoio à campanha, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) iluminou alguns de seus prédios na cor azul: a sua sede, o Fórum Ruy Barbosa, o Fórum Criminal Desembargador Carlos Souto e o Fórum do Imbuí (Juizados Especiais) entre 10 e 30 de novembro. A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) divulgou o material da campanha.
Ceará (CE): O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) divulgou o material da campanha. A Fraport Brasil divulgou vídeos da campanha no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Distrito Federal (DF): Em apoio à iniciativa, o Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados) foi iluminado na cor azul nos dias 13 e 14 de novembro. A Esplanada dos Ministérios recebeu iluminação especial entre 1º e 7 de novembro e entre 14 e 30 de novembro, exceto dia 20, em apoio à campanha. A Torre de TV de Brasília ganhou iluminação especial no dia 14 de novembro. Os prédios do Banco de Brasília S.A (BRB), Centro Empresarial CNC e Edifício Brasília receberam tons de azul durante todo o mês de novembro. A Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC-DF) foi iluminada na cor da campanha entre 3 e 30 de novembro. A sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu iluminação na cor azul entre 10 e 30 de novembro. O edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro em apoio à campanha. A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) iluminaram as suas sedes na cor alusiva à campanha durante todo o mês de novembro. O Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, foi iluminado na cor azul entre 10 e 16 de novembro. A sede do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu iluminação na cor azul entre 24 e 27 de novembro. A Arena BRB Mané Garrincha recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Superior Tribunal Militar (STM) e a Justiça Militar da União (JMU) divulgaram o material da campanha.
Espírito Santo (ES): A Prefeitura Municipal de Vitória iluminou a sua sede, o Palácio Municipal Jerônimo Monteiro, a Catedral Metropolitana de Vitória, o Viaduto Caramuru e a torres de transmissão de energia de Jesus de Nazareth entre 13 e 15 de novembro em apoio à campanha.
Goiás (GO): O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região ilumina na cor azul o Fórum Trabalhista de Goiânia durante todo o mês de novembro. A sede do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) foi iluminada na cor azul durante o mês de novembro em apoio à campanha, assim como o Centro de Convenções de Anápolis, administrado pela Secretaria de Estado da Retomada de Goiás. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás divulgaram o material da campanha.
Mato Grosso do Sul (MS): A fachada do prédio da Auditoria da 9º Circunscrição Judiciária Militar (CJM) recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro. O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região iluminou a sua sede e o Fórum Trabalhista Senador Ramez Tebet entre 10 e 30 de novembro. O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) iluminou a sua sede na cor azul em apoio à campanha. A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul divulgou o material da campanha.
Minas Gerais (MG): A sede do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) foi iluminada na cor azul durante todo o mês de novembro em apoio à campanha. O prédio do Arquivo Público Mineiro e a fachada do Palácio das Artes, vinculado à Fundação Clóvis Machado, que integram o Circuito Liberdade sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), foram iluminados na cor azul durante o mês de novembro. O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Secult-MG e o América Mineiro divulgaram o material alusivo ao tema. A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte iluminou o seu edifício-sede e a Praça da Estação durante todo o mês de novembro em apoio à campanha.
Pará (PA): A Prefeitura Municipal de Belém divulgou o material da campanha.
Paraíba (PB): Em apoio à campanha, o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) iluminou as fachadas da sua sede, do Anexo Administrativo Archimedes Souto Maior, da Escola Superior da Magistratura (Esma), da Corregedoria Geral de Justiça e do Fórum de Mangabeira durante todo o mês de novembro. A sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foi iluminada na cor da campanha em apoio à iniciativa. O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região iluminou na cor azul a sua sede (Fórum Clóvis dos Santos Lima, em João Pessoa), o Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, o Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande, durante o mês de novembro. A Prefeitura Municipal de João Pessoa iluminou o letreiro João Pessoa e o Hospital Municipal Santa Isabel entre 3 e 30 de novembro.
Paraná (PR): A sede da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) foi iluminada na cor azul entre 11 e 16 de novembro. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iluminou a sua sede e o Fórum de Curitiba entre 10 e 30 de novembro. A Prefeitura Municipal de Curitiba iluminou na cor da campanha 11 pontos turísticos na cidade: a Estufa do Jardim Botânico, as Ruas da Cidadania (Boqueirão, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Boa Vista), o Museu Municipal de Arte – Portão (MuMA), o Monumento da Praça 29 de Março, a Torre de Cronometragem do Parque Náutico, o Obelisco da Praça 19 de Dezembro e o Museu do Automóvel, no Parque Barigui, no dia 14 de novembro e entre 21 e 30 de novembro. O Club Athletico Paranaense iluminou a Arena da Baixada entre 19 e 28 de novembro em apoio à campanha. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulgou o material da campanha.
Pernambuco (PE): O Edifício Miguel Arraes de Alencar, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), recebeu iluminação especial entre 16 e 30 de novembro em apoio à campanha. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a Secretaria de Saúde do Recife divulgaram o material da campanha.
Piauí (PB): O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) divulgou o material da campanha.
Rio de Janeiro (RJ): Em apoio à campanha, a Câmara Municipal de Niterói ganhou cor azul entre 10 e 30 de novembro, assim como o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) iluminou dois prédios no Rio de Janeiro entre 3 e 30 de novembro: a CNC-RJ, no Centro, e o Sesc e Senac Departamento Nacional, na Barra da Tijuca. As fachadas do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Av. Antonio Carlos e Rua da Imprensa) receberam iluminação na cor azul durante o mês de novembro. O Palácio da Democracia, sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), ganhou iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro. O letreiro da sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região recebeu iluminação especial durante todo o mês de novembro em apoio à campanha. O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebeu iluminação na cor azul entre 9 e 28 de novembro. A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro iluminou o Monumento a Estácio de Sá entre 10 e 30 de novembro.
Rio Grande do Norte (RN): A Prefeitura Municipal de Natal iluminou a sua sede, o Palácio Felipe Camarão, a Ponte Newton Navarro, o Pórtico Reis Magos e o Viaduto Estaiado durante todo o mês de novembro. O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região iluminou a sua sede na cor azul durante o mês de novembro em apoio à campanha.
Rio Grande do Sul (RS): O prédio anexo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) foi iluminado na cor azul entre 13 e 20 de novembro. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas iluminou na cor azul o Hospital Banco de Olhos São Pietro e o Prime Day Hospital, ambos em Porto Alegre, em apoio à campanha. O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) iluminou o letreiro da sua sede durante todo o mês de novembro em apoio à iniciativa. A sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) foi iluminada na cor azul. O edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro. O prédio da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi iluminado na cor azul durante todo o mês de novembro. O Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu iluminação na cor azul entre 14 e 23 de novembro, assim como o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) iluminou a sua sede na cor azul durante o mês de novembro. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense iluminou a sua Arena no dia 14 de novembro. A Fraport Brasil divulgou vídeos da campanha no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho). A Liga Acadêmica de Oftalmologia da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), a 2ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), em Bagé, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o Centro de Olhos Rio Grande do Sul (CORS) divulgaram o material da campanha.
Roraima (RO): O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) iluminou de azul o Fórum Trabalhista de Boa Vista durante o mês de novembro.
Santa Catarina (SC): A Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) iluminou a sua sede na cor azul durante todo o mês de novembro em apoio à campanha. O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) iluminou na cor azul as fachadas da capela e da deusa Themis e do letreiro do portal da sede durante todo o mês de novembro. A sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro. O Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) iluminou a sua sede no dia 14 de novembro. O Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina recebeu iluminação especial durante todo o mês de novembro. A Prefeitura Municipal de Florianópolis iluminou a sua sede, a Praça XV de Novembro, a Policlínica da Mulher e da Criança, o Lago das Bandeiras e a Praça Sesquicentenário durante todo o mês de novembro.
São Paulo (SP): A sede da Associação Médica Brasileira (AMB) recebeu iluminação na cor azul entre 1º e 15 de novembro. O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, foi iluminado na cor azul no dia 10 de novembro. A Prefeitura Municipal de São Paulo iluminou a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade entre 13 e 15 de novembro em apoio à campanha. A Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao) divulgou o material da campanha. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou o material alusivo ao tema e entregou panfletos com orientações sobre retinopatia diabética durante a ação de conscientização da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), no dia 14 de novembro, em frente à Fiesp. O Metrô de São Paulo veiculou em seus monitores de tv uma vinheta sobre a campanha por uma semana. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou o material da campanha.
Sergipe (SE): O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) iluminou na cor azul a fachada do Fórum Desembargador Aloísio de Abreu Lima durante o mês de novembro em apoio à campanha.
Tocantins (TO): O edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu iluminação na cor azul durante todo o mês de novembro.


