

releases

Oftalmologistas promovem maratona online de conscientização sobre diabetes
Prepare-se para a edição de 2024 da maratona online multidisciplinar "24h pelo Diabetes", organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pensada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética. A ação, que acontecerá dia 23 de novembro, a partir das 9h, reúne especialistas de diversas áreas para alertar sobre essa condição que afeta milhões de brasileiros, podendo causar cegueira se não tratada adequadamente.
O diabetes afeta uma em cada 11 pessoas no mundo. Além disso, é a única doença não transmissível importante em que o risco de morte precoce está aumentando, em vez de diminuir. Essa realidade também se reflete na vida dos brasileiros, com um aumento de 60% nos diagnósticos em um intervalo de 10 anos. Os dados, provenientes da Organização Mundial de Saúde (OMS), evidenciam a gravidade da situação em nível mundial e nacional.
Em apoio à campanha, prédios, monumentos e pontos turísticos em diferentes regiões do Brasil serão iluminados na cor azul durante o mês de novembro, reforçando a conscientização sobre a retinopatia diabética, uma complicação comum da diabetes que pode resultar na perda parcial ou total da visão se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Além disso, personalidades da mídia participarão da campanha gravando vídeos com alertas e orientações sobre os cuidados com a diabetes e a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética, trazendo ainda mais visibilidade ao tema. Assim, atores, cantores, atletas e influencers emprestam sua imagem e voz a essa causa de interesse público e social.
Programação - A programação desta edição contará com a novidade de entrevistas ao vivo no estúdio, além de palestras, debates, reportagens e o já conhecido quadro "Pergunte ao Doutor". A intenção é fornecer informações claras e acessíveis sobre os mecanismos da diabetes e como prevenir e controlar seus efeitos. Fora das telas, oftalmologistas de várias regiões do Brasil promoverão mutirões de atendimento presencial ao longo do mês de novembro, com foco no diagnóstico precoce da retinopatia diabética.
“O CBO tem um legado de compromisso com a saúde ocular da população e, mais uma vez, estamos promovendo uma campanha robusta e multidisciplinar, com o objetivo de conscientizar sobre a diabetes e oferecer assistência àqueles que mais precisam", ressalta Wilma Lelis, presidente do CBO.
Conforme ela explica, a retinopatia diabética é uma das complicações mais sérias da diabetes, e o diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda irreversível da visão. “Queremos que esta maratona seja um catalisador para mudanças no autocuidado dos pacientes e no acesso a tratamentos”, completa.
Com o apoio de lideranças regionais e a participação de médicos voluntários, incluindo residentes, as ações presenciais serão organizadas de forma descentralizada, respeitando as particularidades de cada região. A maratona online, por sua vez, será transmitida no canal oficial do CBO no YouTube, permitindo que o público de todo o Brasil tenha acesso a conteúdo educativo, incluindo dicas de hábitos saudáveis, orientações sobre cuidados médicos e informações sobre políticas públicas de saúde ocular no Sistema Único de Saúde (SUS).
O público poderá acompanhar a programação ao vivo e acessar conteúdos complementares no site do "24h pelo Diabetes", que será atualizado ao longo do mês de novembro com vídeos, podcasts e depoimentos em apoio à campanha. "Através da ação, estamos oferecendo informação e suporte valiosos para ajudar a prevenir a cegueira causada pela diabetes. Contamos com o engajamento de todos nesta causa", reforça Wilma Lelis.
360° Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Contatos: (84) 98627-6893 – Francisco Baracho | (61) 98144-2628 - Paulo Henrique
E-mail: oftalmologia@360comunicacao.com
​
​
​
​
​
​
O número de exames oftalmológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir doenças da retina atingiu um recorde histórico. O dado, revelado em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aponta uma tendência positiva nos esforços para prevenir e combater doenças como a retinopatia diabética, problema que pode causar cegueira em pessoas com diabetes.
“Enquanto nos aproximamos do final de 2024, mantemos nossos olhos fixos em um objetivo claro: continuar elevando os padrões de cuidado e prevenção, assegurando que cada vez mais pessoas tenham acesso aos exames necessários”, destacou Wilma Lelis, presidente do CBO.
Para ela, essa conquista é mais do que um número: representa uma vitória na luta contra uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. “Em meio aos desafios impostos pela pandemia de covid-19, o SUS não apenas se recuperou da queda, especialmente em 2020, mas também mostrou uma capacidade resiliente e ampliada de atendimento”, disse.
De acordo com os números analisados pela instituição, houve um crescimento de 49,5% na produtividade dos exames de retina em 2023 com relação a 2019, ano que antecede do início da pandemia. No ano passado, foram realizados quase 12 milhões de procedimentos deste tipo. Já em 2019, o Ministério da Saúde aponta a realização de 7,9 milhões de exames. Até agosto de 2024, mais de 9 milhões de exames já haviam sido realizados, apontando para a tendência de um novo marco histórico.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). *Até agosto de 2024.
Na avaliação do CBO, este avanço reflete o fortalecimento das políticas de saúde pública e a crescente conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da retinopatia diabética, principal responsável pelo volume de exames de retina realizados no SUS. Através de esforços conjuntos, campanhas de sensibilização e investimentos em infraestrutura e capacitação profissional, o SUS está pavimentando o caminho para um futuro em que a prevenção é a chave para uma vida mais saudável.
Detalhamento - O relatório do CBO avaliou os registros dos quatro tipos de exames para o diagnóstico de problemas na retina disponíveis no SUS: biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, retinografia colorida binocular e retinografia fluorescente binocular. O detalhamento dos números mostra que todos estes procedimentos registraram aumento significativo no ano passado.
Em 2019, de janeiro a agosto, por exemplo, foram realizados, em média, cerca de 645 mil exames desses quatro tipos a cada mês. No mesmo período do ano seguinte, esse total baixou para 413 mil mensais. Em 2023, com a normalidade dos atendimentos do SUS já estabelecida, a média ultrapassou 972 mil procedimentos e, em 2024, já supera a marca de 1,1 milhão de exames ao mês.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Janeiro a agosto de cada ano.
Estados e regiões – Ao avaliar a produção de exames de retina a partir da sua distribuição geográfica, é possível constatar que a melhora da cobertura ocorreu nas cinco regiões, na comparação entre os intervalos janeiro-agosto dos anos 2019 e 2024. Os destaques vão para as regiões Centro-Oeste (100%), Sudeste (85%) e Nordeste (72%). Em seguida, estão Sul e Norte com aumento de 58% e 57%, respectivamente. Confira também a variação de 2023 para 2024 no mesmo período nas cinco regiões brasileiras.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Janeiro a agosto de cada ano.
Os dados das unidades federativas confirmam a tendência de alta e o desempenho positivo é registrado em quase todos os estados. Em valores absolutos de procedimentos, São Paulo lidera os registros de 2024 com 2,9 milhões de procedimentos realizados, seguido por Rio de Janeiro com 974 mil e Pernambuco com 875 mil.
Já os estados com os maiores aumentos proporcionais entre 2019 e 2024 foram o Acre, com alta de 13273% no volume de procedimentos realizados no período de janeiro a agosto de cada ano; Amapá, com variação de 366%; e Mato Grosso, com alta de 282%. Dois estados, além do Distrito Federal, não registraram, em 2023, um número de procedimentos capaz de superar as notificações de 2019: Distrito Federal (-66%); Rondônia (-20%); Paraíba (-3%), conforme revelam os números da produção ambulatorial de cada Unidade Federativa do País.
​
​
​
​
​​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​​
​
​
​
​​
Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Janeiro a agosto de cada ano.
Perfil – De forma geral, as mulheres representam a maioria dos pacientes que são submetidos aos exames, conforme mostram os dados analisados pelo CBO. Nos períodos de janeiro a agosto, nos anos de 2019 a 2024, foram feitos 15,5 milhões de testes na população feminina. Outros 11,2 milhões foram aplicados em homens. Com relação à idade, a maior produção ocorreu na população com idades acima de 60 anos. Esse segmento somou, só em 2024, um total de 3,6 milhões de exames. Confira nas tabelas abaixo dados acerca do perfil do paciente que compõe o levantamento:
​​
​
​
​
​
​​​​​​​​​
Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Janeiro a agosto de cada ano.
24 Horas pelo Diabetes – O CBO realizará, no dia 23 de novembro, a partir das 9h, a maratona 24h pelo Diabetes, que contará com conteúdos educativos sobre a retinopatia diabética e o diabetes. O evento será transmitido no canal oficial do CBO no YouTube e em outras plataformas digitais, e incluirá entrevistas, palestras e reportagens voltadas para orientar a população sobre os sinais, sintomas e cuidados necessários para lidar com a doença. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site oficial da campanha (www.24hpelodiabetes.com.br) e nas redes sociais do CBO.
Além da maratona online, oftalmologistas das cinco regiões do país promoverão mutirões gratuitos com o objetivo de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoces da retinopatia diabética, complicação do diabetes e uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. As ações são coordenadas nacionalmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com outras sociedades médicas e instituições públicas e privadas, como parte da campanha de conscientização sobre o diabetes.
Exames de retina batem recorde no SUS e reforçam cuidados contra a retinopatia diabética





Celebridades se unem para conscientizar a população sobre a retinopatia diabética
Na edição de 2024 da Campanha 24 Horas pelo Diabetes, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o apoio de renomadas personalidades ampliou ainda mais o alcance das informações sobre o diabetes e os riscos que essa condição pode representar para a saúde ocular. O ponto alto da campanha acontece no dia 23 de novembro, com uma maratona educativa transmitida pelas redes sociais do CBO.
​
Gravaram vídeos com alertas e orientações sobre os cuidados com o diabetes e a retinopatia diabética nomes como Amanda Meirelles (médica e campeã do BBB 23), Cassio Gabus Mendes (ator), Claudio Lins (ator e cantor), Leandro (ex-jogador de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira), Márcio Garcia (ator e empresário), Marcos (ex-goleiro e campeão da Copa do Mundo FIFA de 2002), Mateus Solano (ator), Mylena Ciribelli (jornalista e apresentadora), Nelson Freitas (ator), Paula Pequeno (bicampeã olímpica de vôlei), Paula Toller (cantora), Roberto Martins Figueiredo – Dr. Bactéria (biólogo), Thelma Assis (médica e apresentadora), Vavá e Márcio (cantores) e Zeca Baleiro (cantor).
Essas celebridades emprestam sua imagem e voz para o esforço de conscientização na luta contra o diabetes e em favor da saúde ocular. Em vídeos especialmente gravados para a iniciativa, eles alertam à população sobre medidas simples, porém, que podem fazer a diferença.
A médica e apresentadora Thelma Assis chamou a atenção para a importância de pessoas com diabetes visitarem o oftalmologista. “A presença dessa condição aumenta as chances de o paciente desenvolver a retinopatia diabética, uma complicação que afeta a retina e, se não for tratada, pode levar à cegueira. Por isso, visite regularmente o seu oftalmologista e siga as orientações e o tratamento. Lembre-se: com o diagnóstico e o tratamento precoces, as chances de controlar a doença aumentam”, alertou.
O ator e empresário Márcio Garcia, por sua vez, destacou a importância de o público ficar atento aos sinais e sintomas do diabetes, enfatizando a necessidade de priorizar práticas de autocuidado para preservar a saúde.
“Preste atenção em você mesmo, na sua saúde. Não ignore sinais e sintomas. Tenha consciência de que certos hábitos não fazem bem. Não fume, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fuja do sedentarismo e controle o seu peso. Sem esses e outros cuidados, o diabetes pode evoluir para complicações graves, como a retinopatia diabética, que, se não tratada, pode até causar cegueira”, reforçou.
Mateus Solano, que já é engajado em causas de preservação ambiental, destacou a importância de incentivar os cuidados com a saúde. “Cuidar da saúde também é uma forma de expressar amor pelo bem-estar individual e coletivo. Com gestos simples, prevenimos doenças e garantimos qualidade de vida. Quando nos alimentamos bem, fazemos atividades físicas e procuramos manter a saúde mental em dia, muitas vezes usufruindo do contato com a natureza, ajudamos a afastar o risco de problemas como o diabetes”, defendeu.
Outra celebridade que mandou seu recado foi o ator Cassio Gabus Mendes. Ele chamou atenção para a importância do cuidado precoce. "Siga o caminho da prevenção e consulte regularmente o oftalmologista. Mantenha uma alimentação saudável, não fume e beba com moderação. Cuide de seus olhos, cuide de sua saúde, cuide de você", disse.
​
O 24 Horas pelo Diabetes tem seu ponto alto no dia 23 de novembro, com uma maratona online transmitida pelo canal oficial do CBO no YouTube e pelo site oficial da campanha. Além dos depoimentos das celebridades, a programação do '24 Horas pelo Diabetes' incluiu debates, aulas, palestras e uma variedade de momentos que colocaram o diabetes no centro das discussões.Para conferir a transmissão na íntegra, acesse: www.24hpelodiabetes.com.br
Brasil iluminado de azul: instituições se engajam na conscientização sobre a retinopatia diabética
Em novembro, monumentos, pontos turísticos e prédios em todo o Brasil receberam iluminação especial na cor azul, como parte da tradicional Campanha 24 Horas pelo Diabetes, organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O principal objetivo dessa iniciativa é aumentar a conscientização sobre a retinopatia diabética, condição que pode levar à perda de visão total ou parcial.
​
Na edição deste ano, a campanha contou com a colaboração de 92 parceiros, ampliando o alcance e a visibilidade da ação. Além das iluminações, a Campanha 24 Horas pelo Diabetes distribui materiais educativos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da diabetes, fator de risco crucial para o desenvolvimento da retinopatia diabética.
​
O diabetes faz parte da vida de uma em cada 11 pessoas no mundo. Além disso, esta é a única doença não transmissível importante para a qual o risco de morte precoce está aumentando, em vez de diminuindo. Essa realidade também faz parte da vida dos brasileiros. Por aqui, em um intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e revelam a gravidade da situação a nível mundial e nacional.
​
Abaixo, confira os parceiros que apoiaram a campanha 24 Horas pelo Diabetes, organizados por Estado e em ordem alfabética. Ao percorrer sua cidade, aqueles que notaram construções iluminadas em azul, puderam identificar um símbolo de apoio a essa importante causa. Cada iluminação foi um compromisso visível com a promoção da saúde ocular de todos.
ENTIDADES PARCEIRAS DO 24 HORAS PELO DIABETES
Alagoas (AL)
-
Justiça Federal em Alagoas (JFAL)
Participou da campanha com a iluminação de sua sede, além da divulgação de material alusivo ao tema.
Amazonas (AM)
-
Governo do Estado do Amazonas
Aderiu com a iluminação da sede do governo entre os dias 12 e 30 de novembro, além da divulgação dos materiais de campanha. -
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas
Participou da campanha com a divulgação do material. -
Teatro Amazonas
O principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado – o Teatro Amazonas -, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, recebeu iluminação especial na cor azul, no dia 14 de novembro.
​
Bahia (BA)
-
Fecomércio BA, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
Durante todo o mês de novembro, a Casa do Comércio foi iluminada em azul, simbolizando a adesão à campanha. A divulgação de materiais também foi realizada. -
Liga de Combate aos Distúrbios Visuais (LCDV)
Aderiu à campanha realizando a divulgação dos materiais informativos. -
Prefeitura Municipal de Salvador
Participou da campanha com a iluminação do Monumento a Clériston Andrade e dos Arcos da Ladeira da Montanha. A prefeitura também se envolveu na divulgação do material da campanha.
Ceará (CE)
-
Liga Acadêmica de Oftalmologia do Cariri (LAOC)
Se uniu à campanha realizando a divulgação do material informativo.
-
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE)
Aderiu à campanha com a divulgação do material de conscientização sobre a saúde ocular.
Distrito Federal (DF)
-
Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
A sede foi iluminada em azul em dois períodos: de 1º a 3 de novembro e de 11 a 30 de novembro. A instituição também divulgou os materiais informativos da campanha.
-
Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados)
Promoveu a iluminação de suas sedes nos dias 13 e 14 de novembro. -
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
As sedes no DF e no Rio de Janeiro foram iluminadas entre 1º e 15 de novembro. A CNC também contribuiu com a divulgação de materiais educativos. -
Conselho Federal de Medicina (CFM)
Aderiu à campanha com a divulgação de materiais informativos. -
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Participou com a iluminação de sua sede, além de divulgar materiais educativos relacionados à campanha. -
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
Realizou a divulgação do material da campanha. -
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
Aderiu com a divulgação de materiais e a inserção de seu logotipo no site da campanha, reforçando a importância da conscientização sobre o diabetes. -
Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
O Detran-DF iluminou a sua sede e as unidades Direduc, Taguatinga, Recanto das Emas e Gama entre 10 e 25 de novembro, além de divulgar o material da campanha. -
Esplanada dos Ministérios (Ministério da Saúde e mais 16)
A Esplanada dos Ministérios foi iluminada no dia 14 de novembro. O Ministério da Saúde também divulgou o material da campanha. -
Fecomércio DF, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
A sede administrativa da Fecomércio foi iluminada em azul durante todo o mês de novembro, além de divulgar materiais educativos relacionados à campanha. -
Governo do Distrito Federal
O Palácio do Buriti foi iluminado durante o mês de novembro, exceto entre os dias 4 e 11. Além disso, houve a divulgação de materiais educativos relacionados à campanha. -
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
O STJ aderiu à campanha com a iluminação de sua sede entre os dias 1º e 3, e novamente entre 12 e 30 de novembro. A instituição também contribuiu com a divulgação de material da campanha. -
Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF iluminou o seu edifício-sede até o dia 10 de novembro e divulgou o material da campanha. -
Torre de TV de Brasília
A Torre de TV de Brasília participou da campanha com a iluminação entre os dias 12 e 24 de novembro. A iluminação destacou a cor azul, alinhando-se ao tema da campanha. A Torre também contribuiu com a divulgação de material. -
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF)
Aderiu à campanha com a iluminação de sua sede durante todo o mês de novembro. A instituição também realizou a divulgação do material.
Espírito Santo (ES)
-
Liga Acadêmica de Oftalmologia do Espírito Santo (LAOFES)
Participou da campanha com a divulgação dos materiais de conscientização sobre a saúde ocular. -
Prefeitura Municipal de Vitória
Aderiu à campanha com a iluminação do Viaduto do Caramuru, da Ponte da Ilha do Frade e da Catedral Metropolitana de Vitória entre os dias 12 e 15 de novembro. A prefeitura também realizou a divulgação do material da campanha.
Goiás (GO)
-
Liga Acadêmica de Oftalmologia de Anápolis (LAOFT)
Aderiu à campanha realizando a divulgação do material de conscientização. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (LAOFT) - Goiânia
Aderiu à campanha contribuindo com a divulgação dos materiais educativos. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia Zarns (LAOZ)
A LAOZ iluminou o campus da Faculdade de Medicina Zarns Itumbiara e o Centro Ambulatorial José Gomes da Rocha entre 04 e 30 de novembro, além de divulgar o material da campanha.
Mato Grosso (MT)
-
Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec-MT)
A Politec-MT divulgou os materiais da campanha. -
Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso (PGE-MT)
A Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso (PGE-MT) aderiu à campanha com a divulgação do material. -
Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT)
Aderiu à campanha com a divulgação do material. -
Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (Sesp-MT)
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (Sesp-MT) aderiu à campanha com a divulgação de material de conscientização sobre a saúde ocular.
Minas Gerais (MG)
-
América Futebol Clube (América Mineiro)
Divulgou materiais informativos apoiando a conscientização. -
Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
Engajou a campanha ao divulgar os materiais informativos. -
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
A prefeitura iluminou o seu edifício-sede, a Praça da Estação e a Fonte Cruzeiro do Sul durante todo o mês de novembro, além de divulgar os materiais da campanha. -
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)
Aderiu à campanha com a divulgação do material de conscientização.
Paraná (PR)
-
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep)
Realizou a iluminação de sua sede de 14 a 16 de novembro e divulgou materiais da campanha. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia (LIOF) - Curitiba
Uniu-se à campanha realizando a divulgação dos materiais de conscientização sobre o diabetes. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica de Londrina (LAOF)
Aderiu à campanha, realizando a divulgação do material de conscientização. -
Prefeitura Municipal de Curitiba
A prefeitura iluminou a Estufa do Jardim Botânico, o Museu Municipal de Arte (MuMa), o Museu do Automóvel e a Torre de Cronometragem do Parque Náutico no dia 14 de novembro e divulgou os materiais alusivos ao tema. -
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)
Aderiu à campanha com a iluminação do prédio-sede e do Fórum Eleitoral de Curitiba. A instituição também se envolveu na divulgação de material.
Pernambuco (PE)
-
Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe)
A sede foi iluminada em azul de 1º a 3 de novembro, além da divulgação dos materiais da campanha. -
Fecomércio PE, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
A Fecomércio PE iluminou a sua sede e divulgou os materiais da campanha. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia da Uninassau (LAOFT)
Participou da campanha com a divulgação do material informativo.
Rio de Janeiro (RJ)
-
Câmara Municipal de Niterói
A sede foi iluminada entre 12 e 30 de novembro, acompanhada de divulgação dos materiais informativos. -
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
O Palácio Pedro Ernesto (sede) foi iluminado entre 12 e 30 de novembro. Colaborou também com a divulgação da campanha. -
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Participou com a iluminação do Palácio Guanabara, nos períodos de 1º a 3 de novembro e de 9 a 30 de novembro, exceto no dia 29. A divulgação do material também foi realizada. -
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Aderiu à campanha com a iluminação do Monumento a Estácio de Sá entre 12 e 30 de novembro. A prefeitura também contribuiu com a divulgação do material da campanha. -
Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)
Aderiu à campanha com a iluminação de sua sede durante todo o mês de novembro. A instituição também contribuiu com a divulgação do material da campanha. -
Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2)
Aderiu à campanha com a divulgação de material de conscientização sobre a saúde ocular.
Rio Grande do Sul (RS)
-
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Aderiu à campanha com a iluminação do Palácio Piratini entre os dias 12 e 18 de novembro. A divulgação do material da campanha também foi realizada. -
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Participou da campanha iluminando a Arena do Grêmio durante todo o mês de novembro. A divulgação dos materiais da campanha também foi realizada.
Rondônia (RO)
-
Governo do Estado de Rondônia
Aderiu à campanha com a iluminação do Palácio Rio Madeira, entre os dias 12 e 30 de novembro. Além disso, contribuiu com a divulgação dos materiais de campanha.
Roraima (RR)
-
Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) de Boa Vista
Divulgou os materiais da campanha. -
Prefeitura Municipal de Boa Vista
A prefeitura iluminou o monumento Edileusa Lóz entre 12 e 30 de novembro e divulgou os materiais da campanha.
Santa Catarina (SC)
-
Fecomércio SC, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
Aderiu à campanha com iluminação do Colégio Rosas, em Lages, e do Museu Florianópolis Sesc entre 10 e 30 de novembro, além da divulgação dos materiais da campanha. -
Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC)
Aderiu à campanha com a iluminação de sua sede e a divulgação do material. -
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Aderiu à campanha com a iluminação de diversos pontos da cidade, incluindo a Figueira da Praça XV de Novembro, a Praça Sesquicentenário, o Largo das Bandeiras, o prédio da Prefeitura e o Secretário da Mulher (Policlínica). Além disso, a prefeitura também contribuiu com a divulgação do material da campanha.
São Paulo (SP)
-
Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Lamara)
Divulgou os materiais da campanha. -
Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (Ablao)
Realizou a divulgação dos conteúdos educativos da campanha. -
Associação Médica Brasileira (AMB)
Promoveu a iluminação de sua sede entre 12 e 30 de novembro e divulgou os materiais da campanha. -
Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD)
Divulgação dos materiais da campanha, enfatizando a importância da conscientização. -
Câmara Municipal de São Paulo
Durante todo o mês de novembro, iluminou sua sede em azul e compartilhou informações sobre a campanha. -
Fecomércio SP, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
Participou da campanha por meio da divulgação dos materiais educativos. -
Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad)
Participou da campanha por meio da divulgação dos materiais educativos. -
Fundação Dorina Nowill para Cegos
Aderiu à campanha divulgando materiais informativos. -
Governo do Estado de São Paulo
Participou da campanha com a iluminação do Palácio dos Bandeirantes, no dia 14 de novembro. A divulgação do material também foi realizada. -
LAOB - USP Bauru
A Liga Acadêmica de Oftalmologia de Bauru (LAOB) se uniu à campanha através da divulgação de materiais educativos. -
Liga Acadêmica de Oftalmologia Zarns (LAOZ)
Realizou a iluminação da Faculdade Zarns e do Centro Ambulatorial José Gomes da Rocha entre 4 e 30 de novembro, além de divulgar materiais de conscientização. -
Metrô de São Paulo
Aderiu à campanha com a iluminação das estações Sumaré, Trianon-Masp, Sacomã e Tamanduateí durante todo o mês de novembro. A divulgação do material de conscientização também foi realizada. -
Prefeitura Municipal de São Paulo
Aderiu à campanha com a iluminação da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, do Viaduto do Chá, do Pateo do Collegio e da Biblioteca Mário de Andrade entre os dias 13 e 15 de novembro. A prefeitura também contribuiu com a divulgação do material da campanha. -
Rede de Reabilitação Lucy Montoro
Participou da campanha com a divulgação do material de conscientização. -
Socicam
Participou da campanha com a divulgação de material.
Sergipe (SE)
-
Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE)
Aderiu à campanha com a divulgação do material de conscientização.