top of page
Buscar

Campanha do CBO mobiliza personalidades para ampliar alerta sobre a retinopatia diabética

Atualizado: 3 de dez. de 2025


Com o objetivo de fortalecer o alerta sobre o impacto do diabetes na visão e estimular o diagnóstico precoce da retinopatia diabética, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promoveu, em 2025, uma nova edição da campanha “24 Horas pelo Diabetes”, que contou com a participação de 15 personalidades da mídia, entre artistas, atletas, jornalistas, influenciadores digitais e profissionais de saúde.


Os convidados gravaram vídeos com mensagens de conscientização sobre os cuidados com o diabetes e a importância do acompanhamento oftalmológico regular. Entre os participantes da campanha estão nomes conhecidos da arte e da comunicação, como Cassio Gabus Mendes (ator), Gabriel Sater (ator e cantor), Isabel Sodré (jornalista e apresentadora), Tino Marcos e Maria Mariana (jornalistas), Thammy Miranda (vereador da cidade de São Paulo) e os cantores Vavá e Márcio.


Também participaram Beatriz Scher (biomédica e criadora de conteúdo do @biabetica), Duda Dantas (estudante de medicina e criadora do @pancreasartificial), Fred Prado (psicanalista e criador do @vidadediabetico), Maria Eloísa Malieri (advogada especialista em Direito à Saúde), Roberto Martins Figueiredo – Dr. Bactéria (biomédico), além dos esportistas Gabriel Galhardo e Nenê Bonilha (jogadores de futebol) e Teco Padaratz (surfista).



Depoimentos


Para o vereador Thammy Miranda, autor do Projeto de Lei nº 369/2025, que autoriza a distribuição gratuita de sensores de glicose pelo SUS para crianças entre 4 e 12 anos com diabetes tipo 1 no município de São Paulo, o desafio vai além do controle da glicose. “O diabetes pode trazer complicações sérias, como a retinopatia diabética, que, se não for tratada, pode levar à cegueira. Por isso, quem tem diabetes precisa fazer acompanhamento regular com o oftalmologista”, destacou.


O jogador Gabriel Galhardo lembrou que a doença pode evoluir silenciosamente. “A retinopatia diabética pode se desenvolver sem sintomas no início. Não espere até os sintomas aparecerem. Enxergar bem também é jogar com visão de futuro”, afirmou.


A jornalista Maria Mariana reforçou o poder da informação. “Acredito no poder da informação para transformar realidades. Informação e prevenção andam juntas, e são fundamentais para enxergarmos um futuro com mais qualidade de vida.”

A biomédica e influenciadora Beatriz Scher, que convive com o diabetes tipo 1 desde a infância, compartilhou sua experiência pessoal. “Os primeiros sintomas apareceram ainda na infância: sede excessiva, emagrecimento rápido e idas constantes ao banheiro. Na adolescência, passei a usar bomba de insulina, com acesso garantido pelo SUS. Conviver com o diabetes me ensinou o valor de cuidar da saúde e manter o acompanhamento médico em dia.”


Já o psicanalista Fred Prado, do perfil @vidadediabetico, ressaltou a importância do cuidado contínuo. “Tenho diabetes tipo 1. Cuido da minha saúde com exercícios, alimentação equilibrada e controle da glicemia. E incluo nas rotinas o acompanhamento médico regular — o que, claro, envolve o oftalmologista. A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira evitável no mundo”, enfatizou.


Conscientização


A campanha 24 Horas pelo Diabetes busca aproximar as pessoas que vivem com diabetes de uma rotina de cuidados com a visão, ressaltando a importância de, além de controlar a glicemia, realizar exames para o rastreio da retinopatia diabética. Ao levar a mensagem a diferentes públicos por meio de figuras conhecidas, a iniciativa mostrou como a informação ganha força quando apoiada por personalidades que já dialogam com a população, seja pela mídia ou pelas redes sociais.


O CBO realizou, no dia 1º de novembro, uma maratona de conscientização com conteúdos educativos, entrevistas, palestras e reportagens voltadas para orientar a população sobre os sinais, sintomas e cuidados necessários para lidar com a doença.


Acesse www.24hpelodiabetes.com.br e confira!

 
 
bottom of page
WhatsApp